sexta-feira, 21 de maio de 2010

Prática recomendada por uma praticante Zen

Esta descrição de prática foi descrita por Sumi Loundon, criada numa comunidade Zen nos Estados Unidos, e foi publicada na Insight Journal (Spring 2004).
Ela explica:
"Os adultos da comunidade Zen onde eu cresci foram brilhantes em suas abordagens para ensinar as crianças a meditar. Não havia nada sistemático ou planejado para que as crianças tivessem aulas sobre atenção plena. No entanto, todos nós, filhos da comunidade, aos sete anos de idade podíamos meditar por meia hora, sabíamos cantos japoneses e podíamos fazer uma série integral de tai chi chuan – e víamos tudo isso como diversão, como um jogo.
Eu organizei estas lições informais em uma sequência, com base no que funcionou pra mim quando criança e no que vi funcionando para outros. Os exercícios e jogos que se seguem se baseiam nessas lições que eu recebi. Mas é ainda um trabalho contínuo e todas as reflexões dos leitores são bem-vindas, especialmente dos que trabalham com grupos com diferentes idades.
Na minha experiência, dizer a um iniciante “observe a respiração” é muito abstrato. Por isso, este programa parte de coisas que são imediatamente percebidas por sentidos mais grosseiros, como audição, toque e paladar em direção a coisas mais sutis como respiração. Assim, estabelecemos uma base para a consciência da respiração para a consciência de processos mais efêmeros como emocionais e do pensamento. As atividades descritas a seguir são feitas em grupo ( o tamanho não importa). Esta versão foi escrita para uma audiência de crianças de 11-13 anos de escolas públicas; portanto, mantive uma linguagem simples e sem referências budistas de onde os exercícios foram extraídos."

Vamos começar pela prática de Atenção Plena na Respiração:

"Sinta o seu corpo tocando o chão (cadeira), seus pés tocando o chão. Sinta as suas mãos, seus joelhos.
Perceba todo o seu corpo, parte a parte. Agora traga a sua atenção para a barriga. Perceba como ela se movimenta conforme você respira...
Agora preste atenção no seu peito, veja como ele sobe e desce conforme você respira. Não precisa controlar a respiração. Respire livremente; deixe que ela aconteça. Às vezes ela será longa, às vezes será curta, às vezes será profunda, às vezes rasa. Deixe ela ser do jeito que for e observe.
Preste atenção agora na garganta, sinta o ar passando por dentro da garganta, suave..
Agora sinta o seu nariz, sinta o ar entrando e saindo, quente e frio, para dentro e para fora...
Agora perceba a respiração todinha, deixe a sua atenção ir onde a sua respiração quiser, no nariz, na garganta, no peito, na barriga, deixe a sua atenção ficar junto com a sua respiração, bem suave, bem leve, bem quieto...
Mantendo os olhos fechados, traga a atenção para a palma das suas mãos... sinta a palma das suas mãos...
Devagar, levante as mãos, coloque as palmas das mãos juntas na frente do peito, com bastante atenção. Sinta a temperatura da sua mão.
Lentamente abaixe as mãos e coloque as mãos sobre os joelhos.
Abra os olhos lentamente e olhe o que está à sua frente. Respire profundamente."

Experimente conduzir este exercício para você mesmo ou para seus filhotes. Eu mesma e minha amiga Selma temos experiência com crianças de 5 anos a até 12 anos. A criançada relaxa profundamente.

Espero que vocês gostem.


Nenhum comentário: